28-09-2015 - Plano de Ensino - Constituição de Santa Catarina
Plano de Aula
1. Unidade de Ensino: Constituição de Santa Catarina.
2. Objetivos: Mostrar como foi o processo de formação e discussão da Constituição de Santa Catarina entre os anos de 1988 e 1989.
3. Seleção de Conteúdo:
? A construção política e jurídica das leis estaduais.
4. Metodologia de Ensino:
Mostrar como leis debatidas há 25 anos por 40 deputados estaduais ainda determinam o que podemos ou não fazer, além de delimitar o que os municípios que vivemos possuem ou não como obrigação. A partir da demonstração de que a Constituição Estadual, assim como foi a Constituição Federal, é uma obra coletiva — que recebeu emendas de deputados, entidades e pessoas — apresentar aos alunos de forma expositiva como a Constituição de Santa Catarina foi realizada, expondo todas as brigas por leis distintas, sejam nas esferas jurídicas ou políticas.
Considerando o que foi discutido na sala de aula os alunos deverão escrever uma redação falando sobre a importância ou não de haver regras específicas para cada e Estado. E por quê são importantes.
5. Recursos didáticos:
Quadro, giz, vídeo institucional da Constituinte e data show, para mostrar fotos de jornais da época e do jornal da Constituinte, produzido pela própria Alesc.
6. Avaliação:
A avaliação será feita durante todas as aulas, sendo observados participação, interesse do aluno e realização da atividade proposta e produção textual individual.
7. Observações: Esse planejamento está sujeito à alteração de acordo com cada turma.
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